Agricultura no Cerrado exige nova configuração das áreas?

Os novos dimensionamentos de máquinas fazem agricultores pensar sobre como devem ser configurados seus talhões em busca de priorizar o melhor aproveitamento dos recursos dentro de sua propriedade, otimizando o melhor uso de suas máquinas, evitando desperdícios de combustível e tempo para realização de manobras desnecessárias.

Nos últimos 20 anos a agricultura no Cerrado mudou bastante para equipamentos dependentes basicamente da habilidade de seus operadores para máquinas totalmente automatizadas e agora com a telemetria e com olhos na inteligência artificial o horizonte deve alterar muito.

Esta revolução coloca em xeque os modelos das unidades de manejo esquadrejadas para permitir um acesso mais fácil das pequenas máquinas e equipamentos disponíveis na época da abertura do Cerrado, ou simplesmente talhões dimensionados na capacidade de abertura e desmatamento da vegetação.

A Ceres Consultoria Agronômica dialoga constantemente com os agricultores para a necessidade de ajustes nos modelos atuais, principalmente para preservar os recursos naturais como a água e o solo.